Há muitas capitais europeias perfeitas para uma escapada de fim-de-semana para descansar. Uma das cidades mais atraentes para os turistas é Lisboa, pela sua localização, gastronomia e arquitectura emblemática. Sem dúvida, quanto mais tempo passamos numa cidade, mais coisas podemos ver e fazer nela. Mas se tiver poucos dias para passear, este artigo irá ajudá-lo a decidir o que fazer num fim-de-semana em Lisboa:
1. VEJA A CIDADE DE CIMA
Uma das coisas a fazer em Lisboa é vê-la de cima. Há muitos miradouros ao redor da cidade, basta ir ao Castelo de São Jorge, subir ao Arco da Rua Augusta ou ao Miradouro de Santa Luzia para desfrutar das melhores vistas da cidade.
2. PROVAR OS GELADOS
Uma das coisas para fazer em Lisboa vai fazer-lhe crescer água na boca: o gelado italiano é famoso, mas o de Lisboa não fica para trás. Se quer sentir-se lisboeta, não hesite em visitar a Santini, na Rua do Carmo.
3. VIAJAR DE ELÉTRICO
Os elétricos são um dos emblemas de Lisboa. Sem dúvida, viajar de elétrico é uma daquelas coisas que tem de fazer em Lisboa. Há alguns com décadas de história que vagueiam pelas ruas do centro histórico da cidade, mas o passeio no eléctrico 28 é, sem dúvida, o mais recomendado. Vá com antecedência, porque às vezes as filas de espera para subir são eternas.
4. DAR UM PASSEIO PELO BAIRRO DE ALFAMA
Roupas penduradas no estendal, casas decoradas com azulejos coloridos, vizinhos a assar sardinhas na rua... Este bairro de Lisboa não parece pertencer a uma capital europeia, é quase como uma aldeia onde os vizinhos se cumprimentam da varanda e as crianças jogam futebol sem medo do trânsito. Durante este passeio, lembre-se de visitar a Catedral de Lisboa, um templo que parece mais uma fortaleza do que uma igreja.
5. OLHAR PARA O CÉU A PARTIR DO CONVENTO DO CARMO
Este convento é um dos locais mais charmosos da cidade de Lisboa. As suas ruínas fazem agora parte do Museu Arqueológico. Entre as colunas e arcos do que foi a igreja deste convento pode-se ver o belo céu azul que tem Lisboa.
6. CAIS DO SODRÉ, O BAIRRO DE MODA
O Cais do Sodré tornou-se o bairro da moda. Outrora frequentado por prostitutas e marinheiros, hoje é um local com divertidos restaurantes e bordéis convertidos em bares de bebidas singulares. Se quiser desfrutar da noite Lisboeta este é o seu lugar.