Que Portugal é um destino por excelência para os amantes da boa mesa já não é um segredo. Todos os anos, milhares e milhares de turistas chegam a todos os pontos do país para experimentar a diversidade que inclui pratos de carne, doces conventuais e, claro, as mil e uma maneiras de comer bacalhau.
Lisboa também não é excepção neste saboroso passeio. Sendo a capital, encontrará aqui um exemplo de receitas de todo o país, com muitas casas que representam as diferentes regiões de Portugal e onde se pode comer bem e a preços acessíveis. Por isso, preparámos um pequeno passeio, para que descubra a cidade, sempre com o estômago cheio:
Primeira paragem: Um aperitivo
Toda a comida merece um aperitivo. Em qualquer parte do centro de Lisboa encontrará uma grande variedade de estabelecimentos que servem algumas das iguarias mais típicas do país. Prove as variedades de queijos e compotas (que juntos são uma combinação do céu!), acompanhados por vinho do Porto. Recorde-se que Portugal é um país rico na produção de queijos, nomeadamente nas zonas dos Açores e da Serra da Estrela.
Segunda paragem: O prato principal
No bairro de Alfama encontrará muitos espaços isolados que têm sabores nacionais e pratos tradicionais no seu menú. Não perca, é claro, os famosos bolinhos de bacalhau, o arroz malandro de tomate ou os pratos de bacalhau; mas se não gosta muito de peixe, há sempre outras opções, como grão-de-bico e bifanas.
Para finalizar: Uma boa sobremesa
Portugal é um dos países com maior tradição no consumo de café, costuma-se dizer que o expresso português é uma das sete maravilhas do mundo. Acompanhe-o com um dos doces mais procurados pelos visitantes da capital, os pastéis de nata ou, se estiver em Belém, os pastéis de Belém acabados de fazer. Acompanhe tudo isto com uma ginginha, servida em copos de chocolate, que pode ser encontrada em quase todos os estabelecimentos do centro ou no Bairro Alto. Há também vários passeios de degustação em Lisboa, para que possa conhecer de perto todas as delícias que nos fazem salivar.